sábado, 11 de junho de 2016

Desabafo: Ação ou efeito de desabafar


Um dos motivos que me fez parar de escrever foi sempre ter a sensação de que meus textos eram muito dramáticos e depressivos. Comecei a ter medo do que as pessoas achavam do que eu escrevia. Ter meus sentimentos menosprezados sempre foi um medo. Entendam, eu não me sinto triste e deprimida na maior parte do tempo. Bom, talvez no último ano eu tenha me sentido assim na maior parte do tempo, mas só não quero que soe como um exagero ou uma busca incessante por um dramalhão mexicano.
Eu sempre tive certa dificuldade pra conseguir colocar sentimentos pra fora e a escrita sempre me ajudou nisso. Já faz alguns anos que perdi o hábito de escrever. Mas, certa vez, enquanto estava muda com um amigo durante uma ligação pelo celular, onde fui incapaz de colocar tudo aquilo pra fora, me veio na cabeça que eu nunca conseguiria tirar aquele turbilhão de mim sem ser escrevendo e principalmente, escrevendo para o nada.
Há uma grande diferença entre quando você faz um texto de desabafo pra enviar para alguém no Whatsapp e quando você escreve diversas linhas que ficarão perdidas entre tantas outras linhas de outros tantos textos de outros tantos sites nessa grande rede chamada internet. Sempre haverá a possibilidade daquelas suas palavras nunca serem lidas, ou talvez de serem lidas e compreendidas. É isso que faz com que os possíveis julgamentos não sejam tão importantes.
Esse texto era pra ser um desabafo sobre tudo o que está acontecendo. Chegamos ao quarto parágrafo e ele é apenas um desabafo sobre o ato de desabafar. O fato é que a coragem de desabafar não é para muitos. Quando paro pra pensar, por mais que eu seja muito emotiva e tagarela, existem muito mais coisas que eu nunca consegui botar pra fora do que coisas pelas quais já me libertei. E olha, isso é muito angustiante.
Quando acumulamos mágoas, lembranças, feridas e tristezas, sem sequer colocar tudo isso pra fora, acaba virando uma bola de neve. Algo que a pessoa X te diga hoje vai fazer com que você lembre do que a pessoa Y lhe disse ano passado e isso se juntará com a lembrança do que a pessoa Z lhe falou há mais de três anos. Isso tudo vai se acumulando dentro de ti e você começa a desacreditar de qualquer coisa boa que qualquer outra letra do alfabeto tenha lhe falado em qualquer milissegundo da sua vida. Isso destrói sua autoestima, te coloca no chão, remove suas forças. Mas, se naquele ano em que Z te disse aquelas palavras tão duras e cruéis, você tivesse botado pra fora tudo aquilo pra alguém e esse alguém tivesse desconstruído toda aquela ideia que lhe foi dita, talvez você não a tivesse guardado. Talvez você pegasse pra você a realidade dos fatos e hoje isso não estaria mais incrustado no seu ser… E então… Não seria mais uma coisa para se juntar com o que X acabou de lhe dizer.
Entenderam a cadeia da coisa? Por isso o desabafo é tão importante. Seja ele com alguém, com uma folha de papel ou com uma página na web. O desabafo na sua mais simples forma, onde tudo é arrancado de você e te faz analisar a coisa toda pelo lado de fora, é extremamente importante para romper uma cadeia de sofrimentos. Portanto, desabafe! Fale! Exploda! Grite! Coragem!!!!! Antes eu tivesse tido coragem de escrever abertamente sobre o que Z disse.

Related Articles

Um comentário:

  1. Mas apenas um desabafo apaga uma cicatriz indelével?
    compreende o paradoxo que se forma?
    A busca incansável pela "luz no fim do túnel" é por muitas vezes um ato frustrado.
    Devemos desistir ou ir além?
    Há momentos que o único desejo é voltar no tempo e corrigir o passo fora linha. Mas será que valeria a pena?

    ResponderExcluir